segunda-feira, 23 de dezembro de 2013


Livro de Tiago Cap 01. v 19





“ Sabei isto, meus amados irmãos; mas todo o homem INTERIOR  seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar ”  Tg 1.19




3 . “ Todo o Interior seja TARDIO para se Irar ”


Muito bem Queridos, vamos dar seqüência as Escrituras no Livro de Tiago.


O processo de Direcionamento do Interior em Unidade com Deus, trata-se exatamente de trabalhar no processo impulsivo, a ira, a ansiedade, a inquietação, a insegurança, o desequilíbrio etc.
Exatamente porque aquele que é pronto para ouvir e tardio para falar (reagir) esse terá uma interpretação mais ampla em questão, poderá oferecer frutos de compreensão a qualquer assunto em específico de maior qualidade e abrangência. Sem ter a necessidade de irar-se ou dirigir o seu Interior na impulsividade do desconhecido, insólido e em variedade.  

Analisando o versículo 19 de Tiago 1.

Vemos de que a ira entre:   OUVIR – FALAR E IRAR. 
Ira aqui está posta entre  1 ouvir ->  2 agir -> e  3 reagir.


3• O Veredito.

Ou Seja o terceiro processo no versículo que nos mostra o momento da reação, ou seja o momento do veredito, o momento decisivo. Entre tudo o que se dedicou tempo e se ouviu e se falou e dialogou.
Até esse ponto tudo bem, é um processo específico e de ordem subseqüente. Ouvir, corresponder e reagir.
Agora é exatamente neste ponto principal de reagir de que o Interior Humano tem de reavaliar suas direções, qual o direcionamento Interno que está tendo.
Porque nesse momento de se Reagir em Veredito, ao invés de uma decisão ajustada em Unidade em Deus, em Paz e em Sabedoria, em acordo de Direcionamento Pacifico.
O mesmo momento decisivo, pode ser tomado por influencia das variações, incertezas, duvidas, inseguranças e tornar-se então uma hora de decisão e veredito feito por Impulso. Impulso de Ira e não de Resolução.

Ter o Veredito e a Hora de reagir sabiamente em Paz e Decisão:   n ã o   é   i n c o r r e t o .

O que não se pode ter: é uma decisão em base da pressão do variável e não definido, uma decisão sem reflexão interna, uma decisão por base de Impulso, da Ira.

O que quero enfatizar aqui, é de que a Ira levada por direcionamento do Interior se não por Deus, mas por si próprio, pelo Ego, pelo Eu, a Ira ( o momento do reagir ) se torna mais em específico à um Impulso.  

A Ira ( o reagir no próprio ego ) torna-se no Interior é um Impulso. ( de ordem carnal e maligna).
Então a Ira Humana é:

No Interior um Impulso.

Então é necessário levarmos nossas ações e reações, o nosso veredito à Deus.Em oração. Para que Ele conduza e dê seqüência a toda a nossa vida conforme Ele desejar em todo o Zelo, Amor e Cuidado, conforme Ele nos direcionar nEle.

Se esse Impulso não estiver dominado pelo Poder do Espírito de Deus, pelo Equilíbrio do Espírito Santo, pelo Domínio Próprio do Espírito Santo.

Seja qual for a Decisão tomada, ela não dá o Fruto Estabelecido.

Torna-se Ira Humana – Carnal – Impulsiva e depois Diabólica.


Na verdade o IRAR do ego é reflexo de que o Ser Interior não trabalhou o seu Interior no OUVIR a voz de Deus. Nem se preparou para reagir nEle. Em Amor.

Existe o Impulso da Ação e Reação Forte em tomada de Decisões firmadas e estabelecidas o qual nos é da natureza em Deus em específico,


e existe o Impulso da Ira, da inquietação..  que é carnal e diabólica.  


"Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. " Rm 8.37 

Deus Abençoe Queridos.


Sam Levine - 11 It is well with my soul - Sax For The Spirit