e atentares para o que traz as veste
preciosa e lhe disserdes:
Assenta-te tu aqui, num lugar de honra, e
disserdes ao pobre:
Tu, fica ai em pé ou assenta te abaixo do meu estrado,
Tu, fica ai em pé ou assenta te abaixo do meu estrado,
Porventura não fizestes distinção dentro
de vos mesmos e não vos fizestes juízes de maus pensamentos? ”
Tg 2.2, 3 e 4
A Reação externa de escolhas, é sempre fruto e reação de construção
interior que temos.
Quando o interior é mantido em si próprio no ego,
tem a tendência de seguir a conclusão externa e impulsos de conclusão material.
Em varias partes das escrituras, nós sabemos que
a Palavra nos fala de que Deus, não olha para o exterior.
Deus não escolhe pelo exterior.
E Deus não trabalha ( na maioria das vezes ) pelo
exterior.
Mas sim pelo Interior.
Deus conhece o Coração, ou seja o Espírito do
Homem, a tendência e a inclinação de obediência do Homem, em consciência
constante reativa na intenção trabalhada em atentar-se para Ele.
Deus não escolhe pelas emoções, nem pelas
palavras do intelecto do Ser humano. Deus não escolhe pela vista
simplesmente.
Mas principalmente, Deus escolhe pelo Espírito.
Observando qual a liberdade do Homem, no Espírito
do Homem, a liberdade que tem dado e dará em futuro para Ele.
Uma escolha natural, ela é neutra para Deus.
Porque para Deus, tanto faz exteriormente uma
pessoa ser nutrido de posses ou não.
Não há diferença exterior para Deus. Porque para
Deus importa primeiro o interior.
O que diferencia de uma escolha humana e carnal.
A escolha humana e carnal, ela olha apenas para o
exterior.
Uma pessoa humana não consegue discernir as
pessoas interiormente, então resta apenas a avaliação exterior.
As preferências exteriores e se porventura há as
vantagens exteriores.
Por que? Porque trata-se de uma escolha carnal e
humana. E não uma Escolha pelo Espírito.
A Escolha pelo Espírito, ela vem da Comunhão com
Deus. E de pensamentos singelos e puros.
A Escolha humana e carnal vem da aparência e das
tendência de impulsos de intelecto humano, da repulsa humana, por gosto,
status, posição, idealismo etc.
Como o Ser para Deus, não tem diferença, a
escolha humana, quando escolhemos pelo
exterior material, o escolhemos não por direção de Deus, mas acabamos por
escolher por nossos próprios parâmetros,
Nossas próprias distinções,
Nossas próprias classificações,
Nossas próprias imposições
E assim nossa escolha exterior humana, passa ser
segundo nossos próprios pensamentos, e requisitos que impomos,
Conclusões criadas na multidão de conceitos
humanos criados em pensamentos próprios.
E essas imposições, são consideradas pelo
espírito de Deus, como Maus pensamentos ( más definições ).
Porque são criadas para bloquear ou facilitar a escolha de alguém por
preferência exterior.
E não por direcionamento de Deus, no Espírito
dEle, no Espírito Santo.
Então vemos aqui Amados, que o nosso próprio
pensamento, posição e regra, pode atrapalhar o agir de Deus, em suas escolhas,
para a nossa vida.
Se antes não mantivermos um coração quebrantado e
humilhado e esvaziado de si mesmo constantemente, esvaziado da multidão de
nossos próprios pensamentos.
Estarmos em comunhão plena com Deus, em
direcionamento com Ele, para entendermos qual será a valorização de cada pessoa
que Ele nos acrescenta no caminho, e quais as suas ( de Deus ) escolhas
especiais, específicas e especiais para nós, incluso em todo o seu plano a
nosso respeito.
Tanto para escolher, como para recebermos as
escolhas de nosso Deus, precisamos nos esvaziarmos de nós mesmos.
Pra não sermos vítimas de nossas próprias
tradições e maus pensamentos.
A fim de termos uma escolha não por obras e por
vista, mas pela comunhão com nosso Deus.
Deus Abençoe Queridos!
Ótimo Domingo!
