“ Mas vos desonrastes o pobre. Porventura não vos oprimem os ricos
e não vos arrastam aos tribunais ? ”
Tg 2 . 5
Muito
bem queridos, seguindo nossa avaliação de como as escrituras referem-se a direcionamento
interior, a visão de como deve ser uma
escolha, da construção interna, não no apego de circunstancias exteriores
Ser
cheio de confianças exteriores, cheio de auto confianças nas aparências, nas coisas
e recursos próprios gerados, traz a construção de uma pessoa cheia de si mesma
Cheio
do que tem ou cheio do que é
Por
vezes cheio do que faz ou cheio do que impressiona a outros a pensarem sobre si
mesmo
Alguém
cheio de si mesmo, tende a não se conectar com a confiança interna. São pessoas
mais confiadas em tudo o que é exterior e aparente
Normalmente
por formação influenciativa ou pela ausência de uma construção um tanto
independente do que é apenas exterior
De toda a forma, o rico que é cheio de si mesmo, tende a ser orgulhoso, por vezes vivendo dentro de
uma ostentação própria
Por
vezes o rico cheio de si mesmo, tende a ser vítima de um mundo constantemente
desequilibrado, cheio de temores e ameaças, gerados internamente e
exteriormente
Mas o
que queremos enfocar aqui, trata-se de
que:
Não há
no rico que é cheio de si mesmo, uma
sintonia em compreensão em se tratando de esvaziamento absoluto
Um
interior que é cheio de si mesmo, tem dificuldade em compreender a beleza do
quebrantamento, os benefícios gerados pela auto dependência e o esvaziamento
exato
E isso
é questão de trabalhar interior
Rei
Davi por exemplo:
Tinha
posses, mas era quebrantado e contrito, vivia totalmente longe da confiança de
quaisquer que fora suas posses
Seus
salmos nos mostram, como era a dependência de alma dele a Deus, o estado de alma
dele a Deus, independente da posição que possuía, como sua alma só dependia
dELe, por conta dos desafios que constantemente vivia
“ Mas eu sou
pobre e necessitado; contudo o Senhor Deus cuida de mim. Tu és o meu auxílio e
o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus.”
Salmos 40:17
Diferente
dos que são cheio de si mesmo – Dos que confiam no exterior e se auto seguram
pelo aparente
O
Interior assim, normalmente valoriza a tudo
o que a aparência ostenta e desvalorizando tudo o que sai desse conceito
aparente
Passando
assim a oprimir e a levar a tribunais os vazios de si mesmos.
Tiago
fala sobre a escolha, definição e preferência apenas aparente e a honra apenas
pela aparência externa ao rico de aparência
“ Mas
vos desonrastes o pobre. Porventura não vos oprimem os ricos e não vos arrastam
aos tribunais? ”
Tg 02.06
Seguimos em breve queridos
https://www.youtube.com/watch?v=Ik05mhxNgjI

